Skip to content

Latest commit

 

History

History
132 lines (82 loc) · 5.78 KB

readme.md

File metadata and controls

132 lines (82 loc) · 5.78 KB

Desafio de Ruby

Nesse desafio, você (com muita fé) aprenderá o "jeito Ruby" de programar, além de aprender um pouco sobre o modelo de orientação a objetos do Ruby.

O "jeito Ruby" de programar se refere ao uso de recursos e de sua sintaxe únicos, que facilitam a vida do programador, mesmo as custas de performance. Já que "otimizando" para a felicidade do programador, a produtividade aumenta. Levando em consideração que a hora do programador é mais cara que a hora de aluguel de servidores e outras infraestruturas, essa é uma troca que deixa todo mundo feliz!

Nesse desafio, o "jeito Ruby" virá do uso dos recursos aprendidos nas aulas do OneBitCode, como iteradores, programação funcional e etc. Como ter vários jeitos de fazer a mesma coisa também faz parte da filosofia do Ruby, no caso de dúvidas sobre o como nomear variáveis, quando pular linhas, quais estruturas de controle usar e etc, é importante seguir um padrão. Quando houver dúvidas sobre legibilidade ou quais recursos da linguagem usar, o guia recomendado é https://rubystyle.guide.

O Desafio

Sua missão será implementar uma Calculadora, que tem implementações bem curiosas de várias operações famosas. Além disso, essa potente máquina é orientada a objetos, implementado conceitos como a divisão de responsabilidades, isto é, cada classe só tem uma função, além de ser fácilmente extensível com novas operações.

Módulos e classes

Nosso projeto estará contido no módulo Calculator, que conterá as Classes Menu e Operations. O objetivo dessa divisão é "não poluir o namespace global", ou seja, se tivermos outra parte do programa em que seja preciso usar o nome de classe Menu, essa classe não iria conflitar com a classe Menu da calculadora, que seria chamada por Calculator::Menu.

A outra classe do módulo Calculator é Operations, que contém a implementação das operações que a calculadora irá realizar, sendo um método para cada operação.

Instruções

Você implementará um menu e as operações descritas a seguir, sem alterar nada no arquivo main.rb e somente adicionando novas linhas nos arquivos da pasta calculator e em extra_operations.rb, conservando o que já foi feito.

Menu

Você implementará um menu baseado em texto, que conterá uma opção para cada operação e um botão de sair. Ele deverá estar no construtor da classe Menu. O menu será responsável por toda a entrada e saída de dados do usuário. A entrada deverá ser passada para uma instância de Operations Exemplo de menu:

 -------------------------
| Bem vindo a calculadora |
 -------------------------

1. Operacao 1
2. Operacao 2
3. Sair

Sua opção: 

Ao digitar um número, o usuário deverá entrar com os dados. Após isso o resultado deverá ser exibido na tela e ao apertar enter, o menu deverá ser redesenhado até que o usuário selecione a opção de sair.

Operações

Seguindo a separação de responsabilidades em que a classe Menu cuidará de toda a entrada e saída do usuário, as implementações das operações a seguir não deverão conter nenhuma função de saída de texto, como puts ou print, pois a responsabilidade da classe Operations é somente de calcular o resultado das operações.

Vamos às operações!

Média preconceituosa (biased_mean)

Ao calcular a média da turma, um professor decidiu não incluir alguns alunos, pois não gostava deles. Como seu monitor, é sua missão implementar uma média que ignore as notas de certos alunos.

Entrada

grades: é uma String em JSON incluindo o nome do aluno e sua nota Ex:

{"Tomás":10, "Iury":10, "Vini":10, "Arnaldo": 9.2}

blacklist: string com o nome dos alunos que serão desconsiderados, separados por espaço. Ex:

Tomás Iury
Saída

A média deverá ser exibida na tela.

Dica: use o método JSON.parse(notas) para transformar a entrada em uma Hash. Use também o método .split pertencente a classe String para transformar a string em uma array.

Calculadora sem números? (no_integers)

Muita gente diz que não gosta de matemática por causa dos números, porém nós da engenharia sabemos que o terror está nas letras. Logo o desafio é dizer se uma série de números é divisível por 25 ou não, porém sem usar a classe Integer ou realizar operações de divisão, resto, etc.. Os números deverão ser lidos como string. Você também poderá usar strings em que os caracteres são números. Ex:

# permitido
numero = "453"

# proibido
numero = 453
Entrada

numbers: string contendo vários números separados por espaço

Saída

Para cada número deverá ser exibida uma letra "S" (é divisível) ou "N" (não é divisível). Ex:

S S N S N N S

Filtrar filmes (filter_films)

Você pode estar se perguntando o que isso tem a ver com uma calculadora, eu realmente não sei. Acabaram as ideias. Para essa operação você irá filtrar uma lista de filmes (Hash) de acordo com seu gênero e ano de lançamento.

Entrada

genres: string incluindo os gêneros que cada resultado tem que ter separados por espaço. Ex:

Action Fantasy War

year: inteiro. Os filmes terão que ser lançados a partir desse ano para entrar nos resultados.

Saída

Os nomes dos filmes, separados por uma quebra de linha. Ex:

FilmeA
FilmeB
FilmeC

OBS: Os resultados deverão ter todos os gêneros filtrados, ou seja, se o filtro for Action War: os filmes selecionados deverão ter o gênero Action E o gênero War.

Agora é sua vez

Para ilustrar os módulos também como pacotes de funcionalidade quem podem ser incluídos em classes ou outros módulos, crie no módulo ExtraOperations um método, implementando uma operação a sua escolha. Seja Criativo!