Feedback é importante, pois busca manter as pessoas motivadas e no melhor caminho para seu desenvolvimento na empresa.
A estrutura de feedback buscada pela empresa visa sempre deixar o mais claro possível a compreensão sobre como a pessoa está se desenvolvendo. Perguntas que os mecanismos de feedback da Instruct buscam suprir:
- O que foi que eu fiz?
- O que você acha sobre o que eu fiz?
- O que posso fazer para melhorar?
Essas 3 principais perguntas geralmente acontecem cada uma em um momento distinto e tem características particulares, levando-se em consideração o momento, publicidade e preparação.
Em relação ao momento de dar feedback para cada uma dessas perguntas, geralmente nos encontramos nas seguintes situações:
- Rápido e reativo (O que foi que eu fiz?)
- Dentro de uma rotina (O que você acha sobre o que eu fiz?)
- Planejado e estruturado (O que posso fazer para melhorar?)
Imagine uma situação onde em uma reunião alguém falou algo de maneira inapropriada, mas não se atentou ao que foi dito ou como foi dito. Em situações como essa, o recomendado é que se busque a pessoa em privado para o feedback. É importante também ser específico e manter a conversa focada naquele momento particular.
Não esperar mais que 1 ou 2 dias para isso, pois nesses casos o tempo de resposta é muito importante.
O mesmo vale para um feedback sobre algo que tenha acontecido de maneira positiva ou espontânea que a pessoa possa ter feito. Cabe um feedback em privado ou nesse caso um reconhecimento para o time publicamente também é adequado.
Esses feedbacks podem ser fornecidos de maneira voluntária e espontânea por todos, assim como os líderes e gestores.
No dia-a-dia ficamos encarregados de diversas atividades, e rotineiramente quando terminamos, comunicamos a alguém que está feito. Nesses momentos do dia-a-dia o feedback é mais direcionado às competências esperadas de cada um.
Dentro das nossas competências, recebemos feedback se elas estão adequadas, ou se ajustes e melhorias podem ser realizadas.
Esses feedbacks devem ser fornecidos por todos, mas primariamente por pessoas mais experientes e gestores para se buscar atividades mais desafiadoras.
Ao longo do tempo e com o acúmulo de experiência nas atividades do dia-a-dia, é necessário um momento de reflexão e planejamento para avaliar onde estamos, onde queremos chegar e o que pode ser feito para chegar lá.
A Instruct entende que feedback constante promove melhoria contínua. Desta forma, procuramos realizar estes encontros com um intervalo de no máximo 3 meses. Nestes encontros buscamos oferecer para o profissional uma visão realista, técnica e comportamental, sobre seu desempenho recente. Também oferecemos o espaço para ouvir o colaborador e entender sua visão sobre si mesmo, colegas, líderes e empresa. Juntos, alinhamos as expectativas e fazemos sugestões para a continuidade do relacionamento colaborador-empresa.
Esse também é o momento onde é avaliado se a pessoa está respondendo aos feedbacks rápidos e ocasionais e também aos feedbacks do dia-a-dia dentro de suas competências esperadas.
- Ser objetivo e específico;
- Não adjetivar;
- Não imponha condições;
- Destacar os reflexos que podem acontecer em relação à atitude da pessoa;
- Não leve para o lado pessoal;
- Não se sinta desprestigiado;
- Não há necessidade de uma postura defensiva;